VIVER – serviços psicológicos é uma organização de sociedade civil privada – OSCIP – de interesse público, sem fins lucrativos, com o objetivo de prestar serviços gratuitos à comunidade, promovendo a saúde mental dentro do enfoque psicanalítico. Fundada em março de 2008 e contando com aporte material e profissional do ESIPP, VIVER oferece núcleos de estudo, pesquisa e atendimento psicológico diferenciado.

Núcleo de Pais
Um espaço para trocas sobre questões relacionadas a dificuldades a lidar com filhos, questões que envolvem as funções paterna e materna.
Equipe: Denise Avila (Coordenadora) e Heloísa Coutinho.

Núcleo de Idosos
Espaço de escuta e reflexão para idosos através de atendimento individual focado em tratar de aspectos da vivência do envelhecimento.
Equipe: Andrea Esbroglio (Coordenadora), Carolina Pflüger.

Núcleo de Compulsão Alimentar e Obesidade
Espaço psicanalítico de atendimento em psicoterapia breve individual para pessoas portadoras de compulsão alimentar e/ou obesidade. Nosso objetivo é proporcionar aos pacientes um lugar seguro de escuta onde possam falar de suas dores psíquicas e sobre seu relacionamento com a comida.
Equipe: Lusiêni Diel (Coordenadora), Dayse Cavalheiro da Silva, Franciele Michelon, Julia Pimentel.

Núcleo de Psicoterapia Breve
Tratamento psicoterápico individual com número delimitado de sessões e centrado em um foco circunscrito definido em conjunto entre o paciente e o terapeuta.
Equipe: Alessandra Bicca (Coordenadora), Andrea Esbroglio, Angélica de Souza, Ricardo Souza, Tatiane Pedroso, Vanessa Resende.

Núcleo do Luto
O Núcleo de Luto oportuniza uma escuta acolhedora para indivíduos que estejam enfrentando a dor de perder um ente querido. Os atendimentos são focais e individuais para adolescentes e adultos enlultados.
Equipe: Caroline Farias (Coordenadora), Angélica Souza, Cristina Baldissera, Cristiane Farias, Lunara Martins, Mariani Malinowski, Marília Altomare, Matheus Batista, Renata Teixeira, Vanessa Resende.

Núcleo da Diversidade Sexual
Espaço de acolhimento e reflexão para pessoas LGBTQIA+ através do atendimento em psicoterapia breve. Tendo em vista que esse é um público que muitas vezes lida com um sofrimento interno muito grande, além de preconceitos no meio familiar e social, ter um espaço seguro para falar sobre o que dói pode ajudar.
Equipe: Gabriela Assis Brasil (Coordenadora), Bárbara Fagundes Rodrigues, Gabrieli Prestes, Renata Teixeira, Vanessa Resende.

Além destes espaços em funcionamento, o VIVER está aberto para proposta de outros núcleos de estudo, pesquisa e atendimento psicológico.

Coordenação Geral: Alessandra Bicca e Larissa Ullrich
Supervisoras: Suzana Notti e Nadia Marques