Evento para estudantes de graduação

GRUPO DE ESTUDOS

“Relações raciais e psicanálise” será o tema do grupo de estudo continuado online que iniciará no mês de março. Voltado para estudantes e profissionais de psicologia e medicina, a participação é gratuita e os interessados devem realizar a inscrição pelo WhatsApp do ESIPP (📱51 99191.2190)

👉🏻 Organizado por Larissa Ullrich e Mara Floriano, o grupo terá encontros quinzenais, às terças-feiras, às 18h, através do Google Meet. Sendo o primeiro deles no dia 16 de março.

O convite à reflexão que foi lançado com as postagens no mês da Consciência Negra deu contorno a inquietações que estavam presentes entre nós, as quais tomaram forma nesta proposta de grupo de estudo sobre relações raciais e psicanálise, abarcando três possibilidades. Uma delas é nos depararmos com conceitos que possam nos ajudar a entrar em contato com uma parcela da realidade até então negada por nós, através de conceitos como branquitude, racismo estrutural, colonialismo e políticas afirmativas. Outro viés é buscarmos o entendimento pela ótica psicanalítica, nos valendo de ideias freudianas como o “narcisismo das pequenas diferenças”, “pulsão de morte”, “o estranho”, “ideal do eu”, “desmentida”. Ou ainda pensar outros aportes psicanalíticos e da cultura que possam aprofundar e enriquecer a compreensão de um tema tão complexo. E a clínica? Qual o acesso de psicoterapeutas e pacientes negros aos ambientes psicanalíticos? As questões da negritude aparecem nos tratamentos? Como elas são compreendidas?
Aguardamos vocês para estudarmos e pensarmos juntos.

✅ Confirme sua participação para receber informações de acesso ao grupo de estudos continuado.📱 51 99191.2190