QUEM FOI WILFRED BION

Wilfred Kuprecht Bion nasceu em 8 de setembro de 1897 em Mathura na Índia, província do Reino Unido. Filho de um engenheiro inglês que serviu à coroa na Índia; viveu até os 7 anos na Índia depois mudou-se para Londres. Durante a I Guerra Mundial fez parte do exército Inglês, chegando a patente de Capitão. Com o fim da guerra, foi estudar na Universidade de Oxford, onde estudou História Moderna, Filosofia e Teologia. Entusiasmado pelas leituras de Freud cursou medicina, formou-se aos 33 anos, e tornou-se psicanalista.

No seu trabalho como psicanalista, teve influência de Melanie Klein, Donald Winnicott e Herbert Rosenfeld para elaborar suas próprias teorias. Um dos trabalhos de grande expressão de Bion diz respeito ao estudo dos fenômenos grupais; além de sua importante contribuição no estudo das psicoses.

Trabalhou na Tavistock Institute em Londres, e foi presidente da sociedade psicanalítica Britânica de 1962 a 1965. Faleceu aos 82 anos, no dia 8 de novembro de 1979 na cidade de Oxford, Inglaterra.

Autora: Alessandra Silva Bicca, membro associado do ESIPP.