DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL 2020
Desde então, uma série de medidas para a prevenção e controle da transmissibilidade do vírus foram impostas, dentre elas, o método mais efetivo: o distanciamento social – que impacta consideravelmente a saúde mental da população. De antemão, recebemos o interdito da castração com aquela conhecida frase: “fica em casa”. Além do medo de contrair a doença, a COVID-19 tem provocado uma sensação de insegurança em todos os aspectos da vida, da perspectiva coletiva à individual, do funcionamento diário da sociedade às modificações nas relações interpessoais.
Desta forma, distanciando-se da noção de saúde como um perfeito e permanente bem-estar físico, mental e social, o constructo teórico psicanalítico produz uma nova concepção de saúde – afinal, estamos em um eterno conflito entre os desejos, necessidades e demandas. Não se trata de excluir o sofrimento, mas sim, de poder lidar com as nossas falhas, angústias, tristezas e alteridade através da palavra e da relação com o outro, trabalhando o sofrimento como um elemento transformador e sinalizador de novas possibilidades de viver, como um constitutivo do sujeito.
Frente ao real traumático da pandemia que nos assola, fica ainda mais evidente a importância do tratamento Psicanalítico em prol de nossa saúde mental, em uma tentativa de dar conta de tamanho excesso que estamos enfrentando. Refazer o sentido de viver frente ao que é imprevisível é imprescindível para não adoecermos.
Cuidemos de nossa saúde, física e mental – pois um dia tudo vai passar. E que bom que vai!